O QUE É EPIGENÉTICA E QUAL SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO INFANTIL?
- fonothaistiano
- 21 de fev.
- 1 min de leitura
Atualizado: 6 de mar.

Se você pensar em todas as pessoas que conhece, nas características de cada uma, chegará a conclusão de que cada pessoa é única, certo?
Umas mais altas, outras mais baixas, diferentes pesos; diferentes formas de aprendizagem, maior habilidades para uma coisa, menor habilidade para outra, aquelas que são mais expansivas, outras que são mais caladas e por aí vai...mas você já parou pra se perguntar o que é que faz com que as pessoas, até mesmo gêmeos geneticamente idênticos, possam apresentar comportamentos, habilidades, saúde e realizações tão diferentes? Esse é o papel da epigenética, um ramo da ciência que se dedica a estudar e explicar de que forma o ambiente, as experiências, o tipo parentalidade vão influenciar na expressão dos genes e produzir diferenças individuais no comportamento, na personalidade, na capacidade de aprendizagem, formação e armazenamento de memória e até no desenvolvimento de psicopatologias e dependência química. E a infância, essa fase inicial da vida onde o desenvolvimento cerebral acontece de maneira surpreendentemente rápida, é um período potente para as alterações epigenéticas.
Experiências de apoio, atenção, afeto, segurança, ambientes de estímulo, oferta nutricional de qualidade e tudo o que envolve os cuidados de uma criança são determinantes para a construção de capacidade futura de saúde, habilidades e resiliência.
“Estamos vivendo uma revolução científica neste momento que mostra que todo debate entre inato vs. adquirido, genética vs. ambiente na verdade acabou. Não é um ou o outro, são os dois.” Dr. Jack P. Honkoff - Diretor do Center on the Developing Child - Harvard University.
É fundamental olharmos com atenção especial às nossas crianças!
Thais Tiano
Comments